sábado, 8 de maio de 2010

Quarta-feira 05/05

Hoje não me sinto tão cansada como ontem, minha respiração está normal.
Em compensação acordei com a cabeça, pescoço e membros superiores bem edemaciados (inchada). Acho que isso se deve a grande quantidade de líquido ingerido no dia anterior. To com cara de bolachão. rssss
Saímos ainda escuro p/ levar meus exames p/ o médico ver, pois ele tem uma cirúrgia à 8 hs e tenho que chegar antes. Mas o trânsito nos atrasou e ele ja havia iniciado a cirugia quando chegamos, porém deixou mil e um recados dizendo como eu deveria proceder para marcar a biópsia e pedindo desculpas por ñ poder me esperar.. imagina né, eu que atraso e ele que pede desculpas... só podia ser enviado por Deus msm.
Marcamos a biópsia para o dia seguinte.. um encaixe a pedido do meu médico. A secretária ligou p/ o Dr. Marcos Trippia, radiologista que realizará minha biópsia e ele ainda falou p/ me colocarem para ser a primeira paciente da tarde. Deus agindo novamente.
Meu plano de saúde não cobre a biópsia feita neste hospital, mas como temos pressa vamos fazer msm assim.
Estou com um pouco de medo, pois minha prima ja fez uma biópsia utilizando a msm técnica e disse que doeu bastante... fez sem anestesia. A minha será com anestesia, mas estou com medo msm assim, afinal, o tamanho da agulha que vão por no meu tórax é considerável.
Minhas amigas da facul disseram q se doer devo reclamar.... eu vou é gritar se isso acontecer..rsss
Maique disse que ta orando p/ ñ doer nadinha.
A tarde liguei p/ meu médico pois ele pediu (me deu o cel dele) e contei sobre o inchaço.. ele disse q eu precisava tomar Corticóide, mas que poderia tomar somente após a biópsia p/ ñ influenciar no resultado. E disse q tentará estar lá na hora da biópsia, caso ñ consiga devo ligar p/ ele novamente e ele me receitará o medicamento.

Meu amor

Não poderia deixar de falar do MEU gatinho.
Maique, meu namorado, tem me acompanhado desde o ínicio. Foi comigo fazer os exames e aos médicos em PVH. Providenciou um carro p/ facilitar nossa locomoção, já q o nosso foi batido e está na oficina.
Ele se tornou um profundo conhecedor de Linfomas (nossa maior suspeita), pois pesquisou td. Marcou médico em Curitiba p/ mim e ñ saiu de perto até eu decolar.
Eu estando aqui em Curitiba, nos falamos todos os dias pelo telefone. Sempre preocupado comigo e cuidando do que eu sinto e de minha alimentação. Liga p/ minha mãe p/ saber se eu to falando toda a verdade p/ ele ou se estou escondendo algo... pode isso????
Amor, enfrentar td isso seria mt mais difícil sem vc. Obrigada por estar ao meu lado todos os momentos, por acreditar tão fortemente na minha recuperação e por me dar forças.
Um pedaço do meu coração ta aí com vc.

Terça-feira 04/05

Hj estou me cansando mt facilmente, ando da sala p/ cozinha e tenho q parar p/ descansar já com a respiração ofegante. Ainda ñ tinha me dado isso antes.

Saímos bem cedo p/ fazer os exames. Minha prima Neiva vai chegar mais tarde no trabalho hj, pois fez questão de nos acompanhar. O hemograma (exame de sangue) foi tranquilo, furaram a minha orelha p/ ver se meu tempo de coagulação está bom.. e está.
Para a tomografia de Abdome me trouxeram uma jarra com cerca de 1,5L de suco sabor morango (contraste que possibilita melhor viazualização das estruturas internas). Agora imagina tomar td aquilo de estômago vazio e em 40 min... arggg.
Depois de tomar td, ainda tive q tomar mais 2 copos com água e então fui p/ o exame. Tava mt frio e a enfermeira deixou eu continuar c/ o meu agasalho (tinha que tirar toda a roupa). A enfermeira puncionou uma veia p/ por mais contraste, mas na hora a agulha saiu do lugar e o contraste foi p/ o músculo aí doeu, percebemos a tempo e ela pegou uma veia do outro braço (já era a quarta furadinha no msm dia).
Depois que pôs o contraste, me deixaram sozinha na sala e continuamos com o exame, senti um friozinho no braço e quando olhei o sangue tava escorrendo braço abaixo. A efermeira veio e cuidou de td, mas o mais dificil tava sendo segurar o xixi, nunca senti coisa igual, era terrível parecia q ñ ia conseguir segurar.
Terminando td corri p/ o banheiro já sabe p/ quê. rssss. Mas me senti mal e acabei vomitando mt, pois tava sem comer e me encheram de líquido. Me recuperei e fomos comprar um chip com um número daqui.
Ao chegar a loja, senti um calorão, apesar do frio, e me sentei. Acha q eu consegui levantar??? Senti minha cabeça quente, as mãos mt geladas, um sono sem igual, mt moleza e fiquei mt pálida, vi logo que minha pressão tinha caído mt devido à hipoglicemia.
Chamamos uma ambulância chamada EcoSalva (colegas, aqui tem esse sitema de atendimento, vc chama, eles vêm numa ambulância e o médico te atende no local, faz medicação, soro e se ñ melhorar levam p/ um hospital próximo... td isso por uma bagatela de 50 reais mensais..), mas ia demorar cerca de 30 min e eu ñ podia esperar pq estava a beira de um desmaio msm (nunca passei por isso, é bem estranho). Pegamos um Táxi e fomos p/ um Hospital chamado São Silvestre.
Consegui andar (meio escorada) até a emergência onde um enfermeiro (José Osmar, gente mt boa) me atendeu. Eu expliquei td, meio dormindo ou sei lá o que... ñ conseguia ficar acordada. Mas observei td no hospital... claro. Vamos aos detalhes colegas de curso: na emergência sentei numa poltrona e tinha um aparelho que verificava minha pressão e meus batimentos sozinho.. mas ñ é desses que a gente compra ñ.. era diferente. Ñ tinha apenas 1 médico na emergência, tinha váriossss. Me levaram p/ uma maca em uma sala onde tinham várias divisórias tipo"Grey's Anatomy", de um lado tinha um aparelho de verificar pressão e batimento e do outro tinha outro aparelho que ñ consegui identificar... babei mt..rsss
Tomei um soro fisiológico, outro glicosado e um antiemético. QUINTA FURADINHA!!!
Saí de lá 14:30 hs e vim p/ casa. Ao chegar em casa meu Médico já havia me ligado.. e voltou a me ligar a noite p/ saber como eu estava e p/ marcar de vê-lo no dia seguinte cedo, pois ele havia conseguido uma vaga p/ mim fazer a Biópsia com o tal amigo dele q é mt bom, mas eu precisava ir lá p/ confirmr td direitinho e levar os exames p/ ele ver.
Papai ainda ficou no centro da cidade p/ pegar os resultados dos exames. Estes resultados deveriam ficar pronto somente na quinta-feira, mas conversamos, Deus agiu e conseguimos pegar todos no mesmo dia.
Que dia difícil....Mas Deus me socorreu de todas as formas.

A viagem


Mamãe e eu a bordo. Papai tb está junto, mas tirando a foto.
Meus pais me acompanham em td e me fortalecem...
Faziam mais de 15 anos que ñ viajava de avião, a primeira decolagem foi sofrida, mas depois acostumei. rsss
beijos

A chegada e a primeira consulta.

Ao chegar em Curitiba, tinha uma prima nossa e sua família nos esperando no aeroporto, o que nos surpreendeu bastante pois já era bem tarde e estava bastante frio, mas eles sempre nos recebm muito bem aqui. Minha tia-avó, onde vamos ficar, está com o braco fraturado tadinha, mas mesmo assim nos recebeu mt bem e tinha até janta nos esperando..rsss
Deus nos mandou p/ o lugar certo e ainda preparou td p/ nossa chegada.
Marquei duas consultas com 2 oncologistas diferentes p/ este dia, mas aconteceu algo muito surpriendente.
A primeira consulta, que eu marquei em PVH ainda, a recepsionista conseguiu marcar só p/ tarde. No meio da manhã uma outra clínica me liga perguntando se poderia adiantar minha consulta em 1 hora.. imagina a minha resposta né: CLAROOOOO.
Fui p/ consulta outra coisa interesante, eu era a única paciente daquele médico, ou seja, ele foi lá só p/ me atender... Coisas impressionantes acontecem quando Deus vai a frente.
O médico que me atendeu é o Dr. Ermelino Franco Becker (cirurgião oncológico) e que médico viu. Recebeu a mim e minha família na recepção e nos acompanhou até o consultório, extremamente educado e atencioso. Perguntou: O que uma moça tão jovem faz em um Oncologista??? (Lucas, amigo, realmente ninguém vai a um oncologista pq quer ou p/ consulta de rotina...rsss). Viu meus exames e me examinou. Ah! seguindo o conselho da prof Cindy, me identifiquei como estudante de medicina e td ficou ainda mais claro e o tratamento melhorou ainda mais (eis aí mais uma recompensa por tanto esforço na facul). Ele disse que realmente o Linfoma de H. é o mais provável mas precisávamos fazer a biópsia p/ comprovar. Existem 3 formas de fazer essa biópsia: 1- pequena incisão no tórax o que necessitaria de anestesia geral. 2-retirada da amostra pela traquéia. 3-retirada da amostra por uma agulha com uma espécie de lâmina ou guilhotina (a msm técnica utilizada p/ fazer biópsia de nódulo na mama). Das três ele optou pela terceira que deverá ser feita por um amigo dele que, segundo ele é o "Schumacher"das biópsias. Para fializar a consulta ele pediu uma Tomografia de Abdome e mais um Hemograma (exames necessários p/ a realização da biópsia). Conversou abertamente com meus pais explicando toda a situação e os procedimentos a serem realizados. Se comprometeu de me ligar no dia seguinte para falar da biópsia.

visita dos amigos

Da esquerda para direita: Bárbara Tenório, Naiara, Isabela, Bárbara Daniela, eu, Rocélia e Eula; atrás Kézia e Lucas.
Meus amigos querido da faculdade matando aula p/ me visitar antes da minha viagem.
Vocês moram no meu coração, obrigada pela força.
Ah!!! obrigada pelos presentes, estão sendo mt úteis.

Descobrindo a doença.

Bom, antes de dar inicio a estes relatos diários de minha doença preciso contar-lhes como tudo começou. Vamos lá então



Eu vinha apresentando um quadro de tosse havia duas semanas quando um dia acordei com muita dor no peito. Até aí tudo bem, pois a própria tosse pode causar a dor no peito por constante movimentação dos músculos do tórax ou lesão das estruturas internas. Conversei com um de meus professores que me aconselhou a fazer alguns exames para averiguar. Procurei então o Dr. Sidrak que já é médico de minha mãe e pai de uma amiga, o mesmo auscutou meus pulmões e constatou que os sons ouvidos eram normais, mas pediu uma radiografia de tórax e um hemograma para ter certesa (isso tudo ocoreu numa sexta-feira 16/04). Na radiografia apareceu uma massa tumoral no Mediastino (parte do tórax que contém o coração, as partes torácicas dos grandes vasos e outras estruturas importantes (por exemplo, as partes torácicas da traquéia, do esôfago, o timo, a parte do sistema nervoso autônomo e sistema linfático) sugerindo um possível Timoma (Tumor no Timo) e no hemograma apareceu uma anemiazinha. Meu médico então pediu uma Tomografia Computadorizada para confirmar diagnóstico e detalhes. Realize a Tomografia no dia 25/04 para pegar resultado no dia 27/07. Porém, antes disso precisei ir a emergência devido a dores no tórax, refiz a radiografia e a massa tumoral continuava lá.

No dia 27/04 voltei ao médico com a Tomografia que mostrava a tal massa e dava o provável diagnóstico de Linfoma de Hodgkin (Tumor maligno que acomete os linfonodos – CA) ou Doença de Castleman (doença rara que também acomete os linfonodos). Diante disto o médico me encaminhou p/ um oncologista para esclarecimentos e aconselhamento. Fui ao Oncologista no dia 29/04 e o mesmo disse que os sintomas que tinha, os exames e a epidemiologia levavam a crer que era realmente Linfoma e me aconselhou a fazer a Biópsia e o tratamento fora de PVH.

No dia 02/05 desembarquei em Curitiba, às 22:00hs (horário local) e com uma temperatura de 12 C graus.

Continuação no próximo depoimento.

Beijos.