quinta-feira, 27 de maio de 2010

Saudações pós-cirúrgicas

FOTO ENTRANDO PARA A CIRURGIA.

Quem vos escreve não é a mãe da Ale... Sou eu mesmo galera.. Ale... bem dolorida, mas sou eu.
Bom, então vamos às notícias.
Dei entrada no centro cirúrgico as 10 hs (1 hora antes do previsto). Estava bem tranqüila, o que não posso dizer de meus pais que estavam visivelmente apreensivos e com razão. Dr. Ermelino me viu logo cedo e já me esperava no centro quando lá cheguei, apresentou-me o anestesista (super novo e não japa..rsss) que me explicou exatamente quais seriam os procedimentos (me explicou com detalhes pq sou da áreas... olha moral da garota). Disse que pegaria 2 acessos periféricos (MS e I Direitos) , um acesso central (V. Jugular int.) para evitar as possíveis intercorrências da síndrome da veia cava Superior que eu estava apresentando.
Entramos na sala propriamente dita e procurei ver td, mas a posição não era mt favorável. O que posso dizer é que é diferente de todas que já vi, é enorme, tinha 2 monitores de LCD junto a Luz auxiliar. O anestesista fez 1 acesso periférico q nem senti e colocou um aparelhinho na minha testa que monitorava o meu estado de consciência (nem sabia q existia). Posicionou o O2, Dr. Ermelino segurou minha mão e eu apaguei.
Me acordaram no centro cirúrgico ainda (havia a possibilidade de me acordarem só na UTI) e me levaram para ITU. Vi papai e mamãe na saída que ficaram mt aliviados pelo fato de eu sair com os olhos abertos. A cirurgia durou cerca de quatro horas e meia. Houve sangramentos, mas foram controlados, não foi possível retirar todo o tumor, já que o msm estava mt aderido aos vasos da base do coração e seria um risco mt grande tira-lo por completo. No exame
(congela) q foi feito durante a cirurgia para saber a natureza do tumor Tb não foi conclusiva, ficando então novamente para imuno-histoquimica, o que levará uns 7 a 10 dias para ficar pronto. Um dos médicos até brincou dizendo q só tava assim tai difícil pq sou da área, se fosse outra pessoa já tinham esclarecido....rssss. Ah! Atuaram na cirurgia 3 médicos diretamente e ficaram mais 2 de assistência. Não foi por falta de médicos não eh msm.
Na UTI eu mais parecia uma máquina de tantos fios, mangueirinhas e gente em volta. Logo dormi e acordava sempre que vinha alguém, o que ocorrria o tempo todo. As 16:30 hs papai e mamãe puderam me visitar e só então se tranqüilizaram um pouco mais.
Fui muito bem tratada na UTI, todos foram muito atenciosos e cuidadosos, porém, é meio traumatizante, não tem dia nem noite (apesar de ter uma janelinha do lado do meu leito) e o tempo todo tem barulho e correria. Sem contar q a tensão que ocorre sempre q chega um paciente e acaba passando p gente Tb. O barulho é constante, o que me incomodava mt, pois apesar da sonolência, sempre tava acordando. Lembro que meu maior desejo era água, já fazia 1 dia que eu não sabia o q era isso. No dia seguinte, Liana e Érico (enfermeiros) me deram banho. Gente é banho msm, com direito a água morna, sabonetinho e até hidratante. Achei q ia ficar constrangida nessa hora, mas eles foram tão cuidadosos e simpáticos q isso nem passou pela minha cabeça. Liana até conseguiu fazer uma trança no meu cabelo, coisa q eu msm nunca consegui...rssss.
Rafa e Cariel, p/ vcs: uma fisioterapeuta acompanha todos os pacientes por lá. Logo no dia seguinte a cirurgia ela veio, fez uns exercícios de respiração e até andou comigo acredita. Profissão linda essa. Me senti um pouco mal, mas já era esperado, o importante era me movimentar.
Depois desse exercício foi meio trágico, um paciente deu entrada em estado gravíssimo, ficou cerva de 40 min em reanimação, mas infelizmente veio a óbito. Chato, pq quem ta ali por perto acaba absorvendo um pouco isso.
Ontem a noite tive alta da UTI e vim p quarto por volta das 20 hs e mamãe já tava me esperando. Agora, apesar de estar sem aquele cuidado todo da UTI, tenho a sensação de que minha recuperação será mais rápida, pois posso comer sozinha e dormir melhor.
Passei muito bem a noite, tomei um fortificado café da manhã, almoço e já tem um lanchinho aqui me esperando... to ficando mt mal acostumada..rsss. Papai e mamãe estão aqui comigo. A mamãe dorme aqui e papai vem todo o dia cedo e só volta para casa a noitinha.
Detalhe: aqui nesse Hospital tem o Serviço de Controle da Dor q é dirigido por uma equipe de anestesistas. É um aparelho q já saiu do centro cirúrgico ao meu lado liberando Morfina + Ketamina continuamente p não me deixar sentir dor. Tem tb um botaozinho a minha disposição que eu posso apertar todas as vezes que eu sentir dor e o remedinho desce. Acaba dando uns efeitos colaterais como uma sensação de que minha cabeça ta crescendo ou mexendo no meu cabelo e as vezes eu apago Tb. Os efeitos colaterais são menos incômodos do q a dor. Alem da cirurgia que já dói, estou com 2 drenos abaixo das mamas que me incomodam mais ainda. Alias, eles são meus maiores motivos de dor. Estou Tb usando sonda vesical, mas essa não me incomoda, na verdade é um alívio não ter q ficar me movimentando p ir ao banheiro.
Agradeço a todos que ligaram no dia da cirurgia para meus pais e a todos que oraram tb. Deus respondeu a cada oração podem ter certeza. Me sinto bem hj, estou sentado, conversando e comendo, um grande progresso acreditem e td isso se deve as incansáveis orações q tem sido elevadas aos céus por vcs. Peço que continuem orando por minha recuperação e pelo resultado do exame, p que a Cirurgia seja o suficiente e q eu não precise fazer outros procedimentos que retardem meu retorno p casa.

Minha mais sincera gratidão.

Beijos!!!