sábado, 22 de maio de 2010

Cirurgia marcada.

Graças a Deus tenho me sinto muito bem, sem dores e sem tosse. Sinto somente uma dificuldade na deglutição da saliva, porém nada na deglutição de sólidos, creio eu que isso ocorra devido à musculatura do esôfago que tem sido comprimida pelo tumor. Tenho também uma pequena sensação de aperto no pescoço que se agrava um pouco quando demoro em tomar medicação (Dexametasona 4mg – 2/dia), mas isso não é nada se comparado com o que poderia estar sentindo pelo tamanho em que se encontra o tumor.
Ontem confirmamos o dia e horário da cirurgia. Será realizada na terça-feira (25/05), às 13:30 hs (horário de Curitiba), pelo Dr. Ermelino Becker e Dr. Paulo Moscardin (cirurgiões) e Dr. Antonio de Matos (Anestesista).
Segunda-feira pela manhã tenho consulta com o anestesista para avaliação anestésica e pela tarde com o Dr. Ermelino para assinatura do termo de consentimento e aconselhamento quanto aos procedimentos necessários para a cirurgia (jejum, horário de internação etc).
Hoje ao falar com o Dr. Ermelino ele me disse que está estudando meu caso com bastante cuidado, tem baixado vários artigos e revisto várias biografias, pois não é um caso comum e a cirurgia é de grande porte, mas disse que faremos (eu e ele ..uhuuu) tudo para dar certo.
Nunca assisti uma cirurgia de tórax, então procurei assistir no Youtube. A coisa é bem grande mesmo. Minha mãe disse para eu não ficar vendo isso, mas não dá. É bom saber o que eu vai acontecer, o que esperar, sem contar que é um assunto muito interessante para mim não só como paciente, mas como perspectiva profissional.
O hospital Santa Cruz, onde ocorrerá a cirurgia, é um dos melhores do Paraná e o índice de infecções hospitalares é bem baixo (uma coisa a menos p/ me preocupar).
Estou bastante confiante de que dará tudo certo, mas mentiria se dissesse que não to sentindo um medinho. Já estive em um centro cirúrgico e sei que ali dentro você está nas mãos de pessoas que nunca viu na vida, e que estão te vendo também como você nunca foi visto. É um total ato de entrega e confiança. Depois que a anestesia faz efeito, não se sabe de mais nada e isso é um pouco assustador. Sem contar que eu daria um dedinho para assistir uma cirurgia dessas. Se meus amigos de faculdade estivessem aqui, pediria para um deles assistir para me contar tudo depois. Vou pedir para tirarem uma fotinha, espero que aceitem.
Ah! Cortei o cabelo quinta-feira, coisa de minha mãe que queria que eu fizesse isso desde que saí de PVH. Com a desculpa de que vai ser ela que vai ter cuidar de mim depois da cirurgia e que aquele cabelão ia dar muito trabalho me convenceu. Cortei cerca de 20 a 25 cm, ficou um pouco abaixo dos ombros, mas acho que ficou legalzinho até. Depois cresce de novo né.
Preciso agradecer aqui aos inúmeros recadinhos aqui no blog e também no Orkut. Pessoas têm me surpreendido com a confiança que estão depositando em Deus.
Toda essa situação que estou passando aconteceu muito rápido. É bem verdade que isso nunca tem data para acontecer e pode acontecer com qualquer um como ocorreu comigo que sou jovem, não possuo hábitos que tendem a levar ao desenvolvimento de uma neoplasia e não tenho histórico familiar predisponente. Estou dizendo isso não para assustar, me referindo ao fato de poder ocorrer isso com qualquer um. Queria chamar atenção para outro detalhe. Como estamos e espiritualmente para enfrentar uma situação assim??? Chega uma hora em que não podemos fazer nada, além de confiar e esperar Deus agir. E quem não tem Deus???
Minha mãe conversando com uma amiga fez o seguinte comentário: Porque tinha que acontecer isso com a minha filha? Tanto bandido aí matando os outros e vem acontecer logo com a minha filha!! A amiga dela respondeu: Imagina acontecer isso com um bandido desses que não tem Deus? A quem ele iria recorrer numa situação dessas?
No fim das contas, não importa o que vai acontecer e sim quem estará fazendo a sua segurança quando acontecer.

Feliz Sábado!!!

RESULTADO DA BIÓPSIA

Relatório médico

Conclusão:

LAUDO DE EXAME IMUNO-HISTOQUIMICO

INFORMAÇÕES SOBRE ESPÉCIME
Origem: HNSG
No. Bloco(s)/Lâmina(s): B10-2774.
Fixador: Formalina 10%.
Outros exames: -

DESCRIÇÃO TÉCNICA:
Método de detecção ADVANCE TM HRP (Dako – Code K4068) em lâminas sinalizadas, processadas manualmente, com cortes parafinizados a 3-5 micra. Recuperação antigênica em banho-maria a 98⁰C, em tampão citrato BIOSB por 40 minutos, quando necessário. Método de incubação do anticorpo primário por 2 horas em temperatura ambiente (20 – 25⁰C). Sistema de revelação DakoCytomation (DAB + Cromógeno).
Responsável técnico: Farm. Bioq. Flávia M. Torres – CRF/PR 17433

RESULTADOS:
Controles positivos e negativos: adequados.
MIC2;CD99 (Clone 12E7 Dako – Code M3601): + 3 NA PROLIFERAÇÃO FUCO CELULAR.
CD 34 Class II (Clone QBEnd-10 Dako – Code M7165): POSITIVO EM VASOS, NEGAVITO NA PROLIFERAÇÃO FUSOCELULAR.
BCL2 Oncoprotein (Clone 124 Dako – Code M0887): +/3 NA PROLIFERAÇÃO FUSOCELULAR.
CD 30 (Clone Ber-H2 Dako – Code M0751): NEGATIVO.
CD 15 (Clone C3D-1 Dako – Code M0733): NEGATIVO.
PANB/CD20 (Clone L26 Dako – Code M0755): NEGATIVO.
Ki 67 (Clone MIB-1 Dako – Code M7240): POSITIVO 5-10%.
ALK Protein (Clone ALK1 Dako – Code M7195): NEGATIVO.
VIMENTINA (Clone V9 Dako – Code M0725): ++/3.

CONCLUSÃO: QUADRO HISTOLÓGICO E PERFIL IMUNO-HISTOQUIMICO DE PROLIFERAÇÃO FUSOCELULAR RICA EM EOSINÓFILOS.

Notas:

a) O diagnóstico diferencial deve incluir:
- tumor miofibroblástico inflamatório: a negatividade para anti-ALK pode ser vista em até 50% dos casos;
- tumor fibroso solitário extra-pleural: a negatividade para CD34 é incomum nesta situação porém as positividades para CD99 e Bcl2 fortalecem esta hipótese diagnóstica;
- Linfoma de Hodgkin, esclerose nodular com fibrose em organização: a negatividade para CD30 e CD15 torna improvável esta hipótese no material estudado;

b) A exigüidade da amostra dificulta avaliação diagnóstica;

c) Indispensável correlação clínico-radiológica;

d) Laudo complementar será emitido.

Curitiba, 17/05/2010



Esse é o resultado da biópsia. Dificil de ser entendido, mas conforme o combinado com meus colegas de faculdade, fiz questão de colocar todos os detalhes a titulo de conhecimento.


Beijos