terça-feira, 11 de maio de 2010

Força na peruca !!!



Tirei esta foto hj e resolvi postá-la p/ mostrar como meu rosto desinchou e estou melhor fisicamente. Dormi mt bem está noite, já tinha um bom tempinho que ñ conseguia dormir tão a vontade e esta noite eu consegui. Sem dores e praticamente sem tosse.. será que ainda estou msm com esse negócio???
Está bastante frio e chovendo um pouco, mas saímos cedo p/ a consulta com o Dr Ricardo S. Branco. Ele 'e um rapaz novo e nos atendeu mt bem. Viu todos os meus exames e examinou minha cadeia linfática da cabeça e pescoço sem notar mts alterações. Verificou que o Corticóide está me fazendo bem e mandou q continuasse tomando. Viu a prévia da minha biópsia que diz exatamente assim:

Resumo clínico: Paciente com massa em mediastino anterior, com hipótese de linfoma.

Macroscopia:
Material: Biópsia de mediastino.
Dois segmentos de tecido rotulado como biópsia de mediastino, medindo o maior 1,8cm em comprimento e 0,1 cm de diâmetro. Coloração esbranquiçada, aspecto filiforme, consistência firme e friável. ½ TI.

Microscopia: Cortes histológicos corados por hematoxilina-eosina demonstram fragmentos teciduais com características arquiteturais e celulares que corroboram o diagnóstico a seguir:
Conclusão: Proliferação fusocelular rica em eosinófilos. À critério clínico recomendamos imuno-histoquímica para definição diagnóstica.

Blá blá blá e ñ definiu nd.

Dr. Ricardo reafirmou que ainda ñ dá p/ concluirmos nd, mas conversou bastante conosco e nos tirou algumas dúvidas. Caso o diagnóstico de Sarcoma se confirme, provavelmente precisarei fazer uma cirurgia para retirada do tumor e umas seções de quimioterapia somadas a radioterapia.
Nos preocupou um pouco mais... mas sabemos que Deus ainda pode agir e mudar td isso. Caso a mudança ñ ocorra, ñ vamos desanimar. Estamos em um centro de referência, assessorados por bons médicos e hospitais e o principal, estamos sendo dirigidos pelo médico dos médicos, o nosso Deus.
Falei com Eula e Rocélia por telefone hj e elas falaram q esse blog ta mt triste. Gente, a minha intenção ñ é essa. Quero compartilhar as experiências que tenho passado aqui, mas principalmente, quero compartilhar a segurança e confiança que estamos tendo em Deus. Até aqui Deus tem nos abençoado e vai continuar nos abençoando até voltarmos p/ casa. O importante é ñ desanimar, pois como a Lição da Escola Sabatina da semana passada dizia: a mente tem intensa ligação com o corpo e ambos trabalham juntos numa recuperação eficaz. Portanto.. força na peruca e vamos acabar com esses tumores intrusos.

Até que enfim consegui ficar em dia com as postagens do blog.

beijos

Segunda-feira 10/04


Friooooo, p/ variar!!!!
Saímos as 10hs p/ evitarmos os contratempos do trânsito e chegarmos com antecedência p/ consulta. Dr. Ermelino me atendeu e olhou o resultado (prévia) da biópsia, infelizmente nd conclusivo ainda. Quanto aos prováveis tratamentos, além da quimioterapia e radioterapia já esperadas caso o diagnóstico fosse de Linfoma, somou-se agora uma possível cirurgia caso o resultado aponte um Sarcoma. Me examinou e constatou que estou bem, as únicas alterações são as tais “aranhas vasculares” já citadas anteriormente. Ao final, me encaminhou p/ um segundo oncologista, este um oncologista clínico (Dr. Ricardo Sebold Branco), já que o Dr. Ermelino é cirurgião oncologista. Este vem p/ somar na discussão do diagnóstico e possíveis tratamentos.
O resultado conclusivo da biópsia saí dentro de 10 a 15 dias.. que horror!!!! Dá p/ curar um monte de gente nesse período, mas fazer o que... temos que esperar. Dr Ermelino disse que vai tentar apressar o resultado. Cabe a nós sermos paciente e esperar que Deus vai agir Tb nesse meio tempo.
Marcamos uma consulta com o segundo oncologista para amanhã, às 8:55 hs.
Como saímos cedo do hospital, fomos ao centro p/ andar um pouco e comprar algumas roupas de frio pq hj eram meio-dia e tava fazendo 15 graus e ainda nem começou o inverno por aqui.

Domingo 09/04 – DIA DAS MÃES



Que dia das mãe estou dando p/ minha mãe hj ñ!!! Mas ela fala que o maior presente é a minha recuperação, então... vamos trabalhar nisso!!!!!
Meu médico havia pedido q eu ligasse para ele hj p/ falar como estou e foi o q eu fiz. Ele disse que já havia pego uma prévia do resultado de minha biópsia e perguntou se eu queria saber assim por telefone ou se preferia saber no dia seguinte pessoalmente. Quis saber logo, imagina se eu iria aguentar. Ele disse que o que apareceu nas lâminas foi um padrão de fuso celular e q ainda ñ dá p/ concluir nd, mas q sugere outro grupo de neoplasias, os Sarcomas (tumores de tecidos “moles” como músculos, gordura, cartilagem e linfonodos tb). Pediu desculpas por me falar assim por telefone, mas como eu pedi e como conheço um pouco ele me falou. Esse tipo de neoplasia dá um pouco mais de trabalho no tratamento do que os Linfomas, que era a neoplasia mais esperada, mas que tb responde bem aos tratamentos. Para terminar a conversa, pediu que eu o encontrasse no dia seguinte, ao meio dia no H. Nossa Senhora das Graças p/ ele me examinar e fazer o pedido da Imuno-histoquimica p/ finalizar diagnóstico.
A casa onde estou é de uma tia da minha mãe e ela tem bastantes filhos, todos já com suas famílias e hj todos virão.
A casa encheu, teve churrasco e eu morrendo de frio, almocei e dormi o restante da tarde enrolada em 2 cobertas... e assim o dia passou.

Sábado, 08/04


Hoje será um dia literalmente de descanso, pois com o frio que está fazendo tá difícil de sair até da cama.
Me sinto mt bem hj, diria até que se ñ fossem esses exames comprovando td poderia dizer que ñ tenho nada. Ñ sinto dores no peito, consigo dormir bem (ñ durmo mais sentada), menos tosse. A única coisas anormal é o aparecimento de uma circulação colateral superficial no meu tórax e a formação de algumas “aranhas vasculares”, talvez isso seja a tal “síndrome da veia cava superior”que costuma aparecer nesses tipos de tumores de mediastino devido a compressão excessiva dos vasos internos. Espero que assim como apareceu, isso tb suma.
Difícil passar um sábado sem ir a igreja. Meu pai foi a igreja, mas eu e minha mãe optamos por ficar em casa devido ao frio e ao repouso que preciso fazer.

A minha amiga Bárbara Tenório: hj sei perfeitamente o que vc ta passando com os Corticóides. Meu apetite aumentou mt e o sono tb, meu rosto já esta até mais cheinho. Dona Sandra é que fica feliz, pois ñ precisa mais ficar insistindo p/ eu comer... agora a coisa flui sozinha..rsss

Sexta-feira 07/05


Acordei menos inchada hj, o remédio já está fazendo efeito.
Passei o dia em casa, pois ta bem frio e estou procurando ficar mais em repouso p/ evitar uma gripe que ñ seria nd bom p/ quem tá com um tumor no sistema de defesa.
Sinto mt saudade de casa, do meu irmão, do namorado, dos amigos e até daquela rotina louca da faculdade. Mil vezes aquela correria do que essa situação.
Vou postar uma foto do meu irmão hj.
Ele ficou em casa com minha tia enquanto papai e mamãe vieram me acompanhando. Ta estudando no 3 ano do ensino médio pela manhã e a tarde trabalha como estagiário no ministério público. Temos uma relação mais afetiva e mais próxima que a simples relação de irmãos.. conversamos todos os dias, msm em meio a tanta correria e talvez seja por isso que sinto tanta a falta dele. Mas tenho certesa que esta experiência ta sendo um aprendizado pra ele tb.
Por isso e por mt mais fica aqui minha demonstração pública de carinho, amor e imensa saudade.
Te amoooo.

Quinta-feira 06/05


Essa noite dormi praticamente sentada para facilitar o retorno venoso e a circulação linfática da cabeça, braços e pescoço e assim ficar menos inchada que no dia anterior. Não adiantou mt, só consegui mais uma dor nas costas. Também ñ dormi mt bem devido a ansiedade (mal que me consome) pela biópsia. Minha biópsia será às 14 hs, mas saímos de casa às 10 hs por medo de nos atrasar novamente e tb pq precisamos acertar os valores antes. Preciso estar de jejum por 6 hs antes da msm.
Chegamos com 2 hs de antecedência e o jeito foi esperar. O hospital tem uma máquina tipo aquelas de refrigerante q se poe o dinheiro e o refri sai, mas essa é de café, capuccino, chá e chocolate quente.. mt legal e descobrimos o poder de um chocolate quente num dia frio.
Às 13:50 hs me chamaram p/ me preparar, mas como o hospital está em reformas me puseram em uma anti-sala até q médico chegasse. O Dr. Marcus Trippia chegou e a Isabela (enfermeira mt atenciosa) me ajudou na preparação colocando uma bata de abertura frontal e me deitando numa maca. O Dr. Marcus é de poucas palavras, mas mt competente, entrou na sala, localizou o nódulo com um aparelho de Ultra-sonografia e começou a fazer a assepsia do local. Aproveitei e comentei com ele sobre como eu estava tendo dificuldade de coagulação ultimamente (realizei 3 punções que sangraram mt depois), ele me explicou do risco de ocorrer uma hemorragia interna nessas situações, mas que iríamos fazer msm assim. Ah! Assinei um termo de consentimento antes de td isso.
O Dr. calçou luvas cirúrgicas, preparou o campo com 4 compressas grandes e iniciou a anestesia local com uma seringa normal, nessa hora doeu um pouco, pois uma coisa é uma agulhada dessas no braço... outra é uma dessas bem no meio do tórax. Com essa agulha normal ele anestesiou o caminho p/ uma outra agulha maior. Feito isso, ele tirou essa menor e com outra agulha mais grossinha (25 x 07) anestesiou mais profundamente, essa eu já não senti mais devido a primeira anestesia. Ele pediu p/ eu fechar o olho e com a ajuda da US ele iniciou a biópsia utilizando uma agulha apropriada (a msm utilizada p/ fazer biópsia de mama) (40x12) e era bem grandinha. Eu só sentia q tinha algo entrado, depois ocorria um disparo (da guilhotina para tirar o pedacinho q precisava) e algo saindo, ñ sentia dor, mas fazia cara feia msm assim pq o medo ainda estava lá. Fez o msm procedimento duas vezes p/ retirar duas amostras. A punção foi realizada mais ou menos no terceiro espaço intercostal direito, bem coladinho ao esterno. Terminado td (levou cerca de 20 min somente), fizeram um curativo e comprimiram a área para evitar sangramentos, me tiraram da sala ainda na maca a me deixaram num corredorzinho em observação. Fiquei lá cerca de 1 hora e deixaram minha mãe entrar p/ me ver.
Enquanto estava lá, entrou um senhor p/ fazr biópsia de próstata, eu acho, e tiveram que chamar até um anestesista.. o anestesista chegou e p/ variar... era japonês, já é o terceiro anestesista que eu conheço q é japonês... pq será né?
Tb vi um rapaz mt mt novinho entrando e quando li no jaleco dele... Cirurgião geral... me senti uma velha já.. o cara deve ter saído do terceiro ano e entrado direto p/ residência em cirurgia.. aqui as coisas são assim, as pessoas envelhecem mais devagar. Outra coisa que observei tb é o consumo altíssimo de café e cigarros, este último principalmente entre os jovens. O Dr. Marcus comentou comigo que eu vim p/ o lugar certo pq aqui o índice de neoplasias semelhante a minha é mt alto entre o jovens e que por isso é um centro de tratamento bem desenvolvido.
Voltando p/ bópsia, o médico me liberou e a Isabela me ajudou a levantar e me vestir. Saímos dali e fui comer pq tava c/ mt fome. Como ñ tava sentindo nd resolvemos vir de ônibus msm para casa.
Ao chegar em casa liguei p/ o Dr. Ermelino como ele havia pedido que fizesse caso ele ñ conseguisse ir lá p/ acompanhar minha biópsia. Ele me passou p/ tomar: Dexametasona 4mg (1 pela manhã e 1 a noite) + Omeprazol 20mg (antes do café). Ele Tb me prometeu que amanhã ele vai passar bem cedo no laboratório p/ tentar adiantar a entrega dos resultados da biópsia, pois a msm deveria ser feita só quarta-feira... mt tempo.

Cara de bolachão


Essa foto ta horrorosa, mas resolvi postar p/ vcs verem oquanto eu fiquei edemaciada. Pouco dá p/ ver, mas minha clavícula se perdeu aí no meio. Tirei essa foto qdo tava saíndo p/ ir fazer a biópsia.