segunda-feira, 24 de maio de 2010

Olá amigos

Hoje não posso dizer que estou tão bem quanto nos outros dias. Acordei as 4 hs da madrugada com uma dor horrível no joelho esquerdo. Posso afirmar com certeza de que nunca senti dor tão forte, era como se estivessem esmagando meu joelho. Machuquei este joelho no retiro espiritual de 2009, tratei e não senti mais nada até então. Acho que o clima frio deve ter complicado um pouco a situação e as dores voltaram com muita intensidade. Tomei Anador, Sedalgina, 2 comprimidos de Trilax (desespero gente, não façam isso) e ainda sim a dor persistia, passando somente com uma compressa de água bem quente. Só não chorei de dor para poupar minha mãe que não merece mais essa preocupação, mas vontade não me faltou.
Consultei-me com o Anestesista pela manhã, o mesmo me examinou, viu os meus exames e tomou todas as informações necessárias para os cuidados anestésicos. Pediu um jejum de 8 horas e me informou dos efeitos colaterais da anestesia que será geral, entre eles náusea, vomito, dores de cabeça, arritmias, etc. Assinei o consentimento informado da anestesia, certificando saber de todos os riscos. Fez reserva de um leito na UTI e de bolsas de sangue. Ah! Falou que meu acesso venoso provavelmente será feito em membro inferior devido à compressão que o tumor ta causando na veia cava superior (vou tomar soro na perninha igual neném rsss). Curioso: mais um anestesista que eu conheço que tem olhinhos puxados.
Como já estava no hospital, aproveitei e fui ver a questão do joelho (outra dor daquelas e eu tenho um troço aqui!!! Rsss). Colegas de curso, tudo funciona muito rápido aqui. Fiz a fichinha, o ortopedista me atendeu, tirei uma radiografia, a qual foi direto para o computador da sala dele e tudo se resolveu assim, em questão de 20 minutinhos. A conclusão foi de que há realmente uma inflamação e que devo continuar tomando Trilax.
Pela tarde fui para minha consulta com o Dr. Ermelino (médico que fará minha cirurgia). Sempre muito atencioso, nos cumprimentou ainda na recepção e logo fomos atendidos. A conversa foi bem longa, porém muito agradável e confortadora. Começamos a conversa com ele nos informando de todos os riscos possíveis da cirurgia e são muitos devido à complexidade da mesma. Entre eles foram citados: risco de hemorragia, risco anestésico, complicações vasculares, complicações respiratórias, complicações cardíacas, lesão de nervos laríngeos e risco de vida. Apesar de apontar todos esses riscos (dever do médico em fazer o consentimento informado), Dr. Ermelino disse que estará a nossa disposição integralmente para qualquer esclarecimento e que sua equipe se dedicará ao máximo ao meu caso. Contou-nos um caso ocorrido em que a família da paciente não teve um relacionamento próximo com o médico e o quanto isso atrapalhou o andamento do tratamento. Pediu que nós sejamos abertos em perguntar e fazer reclamações com ele. Disse que será um namorado chato esses dias.. rssss.
Contou-nos também que está bastante preocupado, que tem estudado a fundo meu caso junto com sua equipe e que não será dos mais fáceis, já que não sabemos ainda ao certo a natureza do tumor e nem se será de fácil remoção. Disse ainda que se essa não for a maior cirurgia dele este ano, está entre as três maiores. Contou até que outro médico (urologista) veio perguntar para ele sobre meu caso, pois tinha ouvido a equipe anestésica comentando que será uma cirurgia complexa.
Como já havia comentado aqui, a cirurgia será uma ESTERNOTOMIA, podendo evoluir para uma Cervicotomia se houver necessidade. A equipe será composta por Dr. Ermelino (cirurgião oncológico), um cirurgião torácico e um cirurgião vascular. A previsão de internação na UTI é de 48 hs (pode ser menos) e mais uns 15 dias de apartamento.
Parece que meus planos de assistir ao primeiro jogo da copa em PVH e passar o Dia dos Namorados com Maique não vão dar muito certo.
A cirurgia iniciará as 11hs (horário local), 10 hs em PVH. Não há previsão de quanto tempo durará e nem se vão me acordar logo depois.
Este é meu último post antes da cirurgia, mas minha mãe continuará postando notícias sempre que puder, por favor, não se assustem se isso demorar um pouco. Peço que tenham um pouco de paciência, eu já sou leiga nisso aqui e mamãe ainda é um pouquinho mais tadinha. Assim que puder digitar ou pelo menos ditar, postarei todos os detalhes possíveis.
Ouvir todos os riscos que rondam uma cirurgia dessas não é fácil, pois saber que você vai dormir e que não sabe se vai acordar é meio chocante. Mas ao mesmo tempo sinto uma segurança sem igual, na verdade nem tenho pensado nas possibilidades ruins. Tantas pessoas têm orado e torcido por mim que parece impossível que algo dê errado.
Quero aproveitar e propor que todos que puderem estar orando por mim no momento da cirurgia, que o façam. Sei que isso já vem ocorrendo, mas se fizermos uma corrente de orações no momento da cirurgia sinto que teremos muito êxito. Peço que orem para que Deus use a equipe e que, como criador desse corpo aqui, dirija aquelas mãos de forma sábia e curadora com só Ele pode e sabe fazer. Peço também que orem por minha família, pois ouvir tudo que eles ouviram sobre os riscos cirúrgicos e passar as longas horas da cirurgia esperando não será nada fácil.
Despeço-me com a certeza de que logo estarei postando abobrinhas aqui novamente.
Deixo aqui um beijinho especial e cheio de saudades para meu irmãozinho e meu amor.
PS. A dor no joelho passou!
Beijos