terça-feira, 11 de maio de 2010

Quinta-feira 06/05


Essa noite dormi praticamente sentada para facilitar o retorno venoso e a circulação linfática da cabeça, braços e pescoço e assim ficar menos inchada que no dia anterior. Não adiantou mt, só consegui mais uma dor nas costas. Também ñ dormi mt bem devido a ansiedade (mal que me consome) pela biópsia. Minha biópsia será às 14 hs, mas saímos de casa às 10 hs por medo de nos atrasar novamente e tb pq precisamos acertar os valores antes. Preciso estar de jejum por 6 hs antes da msm.
Chegamos com 2 hs de antecedência e o jeito foi esperar. O hospital tem uma máquina tipo aquelas de refrigerante q se poe o dinheiro e o refri sai, mas essa é de café, capuccino, chá e chocolate quente.. mt legal e descobrimos o poder de um chocolate quente num dia frio.
Às 13:50 hs me chamaram p/ me preparar, mas como o hospital está em reformas me puseram em uma anti-sala até q médico chegasse. O Dr. Marcus Trippia chegou e a Isabela (enfermeira mt atenciosa) me ajudou na preparação colocando uma bata de abertura frontal e me deitando numa maca. O Dr. Marcus é de poucas palavras, mas mt competente, entrou na sala, localizou o nódulo com um aparelho de Ultra-sonografia e começou a fazer a assepsia do local. Aproveitei e comentei com ele sobre como eu estava tendo dificuldade de coagulação ultimamente (realizei 3 punções que sangraram mt depois), ele me explicou do risco de ocorrer uma hemorragia interna nessas situações, mas que iríamos fazer msm assim. Ah! Assinei um termo de consentimento antes de td isso.
O Dr. calçou luvas cirúrgicas, preparou o campo com 4 compressas grandes e iniciou a anestesia local com uma seringa normal, nessa hora doeu um pouco, pois uma coisa é uma agulhada dessas no braço... outra é uma dessas bem no meio do tórax. Com essa agulha normal ele anestesiou o caminho p/ uma outra agulha maior. Feito isso, ele tirou essa menor e com outra agulha mais grossinha (25 x 07) anestesiou mais profundamente, essa eu já não senti mais devido a primeira anestesia. Ele pediu p/ eu fechar o olho e com a ajuda da US ele iniciou a biópsia utilizando uma agulha apropriada (a msm utilizada p/ fazer biópsia de mama) (40x12) e era bem grandinha. Eu só sentia q tinha algo entrado, depois ocorria um disparo (da guilhotina para tirar o pedacinho q precisava) e algo saindo, ñ sentia dor, mas fazia cara feia msm assim pq o medo ainda estava lá. Fez o msm procedimento duas vezes p/ retirar duas amostras. A punção foi realizada mais ou menos no terceiro espaço intercostal direito, bem coladinho ao esterno. Terminado td (levou cerca de 20 min somente), fizeram um curativo e comprimiram a área para evitar sangramentos, me tiraram da sala ainda na maca a me deixaram num corredorzinho em observação. Fiquei lá cerca de 1 hora e deixaram minha mãe entrar p/ me ver.
Enquanto estava lá, entrou um senhor p/ fazr biópsia de próstata, eu acho, e tiveram que chamar até um anestesista.. o anestesista chegou e p/ variar... era japonês, já é o terceiro anestesista que eu conheço q é japonês... pq será né?
Tb vi um rapaz mt mt novinho entrando e quando li no jaleco dele... Cirurgião geral... me senti uma velha já.. o cara deve ter saído do terceiro ano e entrado direto p/ residência em cirurgia.. aqui as coisas são assim, as pessoas envelhecem mais devagar. Outra coisa que observei tb é o consumo altíssimo de café e cigarros, este último principalmente entre os jovens. O Dr. Marcus comentou comigo que eu vim p/ o lugar certo pq aqui o índice de neoplasias semelhante a minha é mt alto entre o jovens e que por isso é um centro de tratamento bem desenvolvido.
Voltando p/ bópsia, o médico me liberou e a Isabela me ajudou a levantar e me vestir. Saímos dali e fui comer pq tava c/ mt fome. Como ñ tava sentindo nd resolvemos vir de ônibus msm para casa.
Ao chegar em casa liguei p/ o Dr. Ermelino como ele havia pedido que fizesse caso ele ñ conseguisse ir lá p/ acompanhar minha biópsia. Ele me passou p/ tomar: Dexametasona 4mg (1 pela manhã e 1 a noite) + Omeprazol 20mg (antes do café). Ele Tb me prometeu que amanhã ele vai passar bem cedo no laboratório p/ tentar adiantar a entrega dos resultados da biópsia, pois a msm deveria ser feita só quarta-feira... mt tempo.

Um comentário:

Fraternidade Amigos e Irmãos da Caridade disse...

isso sim foi um dia bem puchado! eu concordo enquanto ao japones, por aqui não é mnto diferente, mas com uma diferença que, ao invés de ser em hospitais, são nas fábricas! rsrs. Todos os chefes são japoneses! é uma epidemia!
Bjuss