quinta-feira, 25 de novembro de 2010


Olá remanescentes leitores deste blog às teias.

Desculpem-me pela demora em atualizar o blog. Até o presidente da república mudou e eu nada fiz por aqui. Mas, superando toda essa irresponsabilidade, aqui está.

Estou em Curitiba novamente desde o dia 12/10, retornei p/ realizar a parte final de meu tratamento, as radioterapias.
Já no dia 14 revi meu oncologista q fez suas recomendações de retorno a cada 3 meses no primeiro ano após a doença e me encaminhou p/ o radioterapeuta que prescreveria minha radioterapia.
No mesmo dia passei pelo radioterapeuta no Hospital Angelina Carón q fica em Campina Grande do Sul, cidade metropolitana de Curitiba. O radioterapeuta me explicou os procedimentos, pediu uma tomografia de pescoço e tórax e solicitamos a liberação do meu plano de saúde p/ meu tratamento.
E esperamos...
Esperamos...
Esperamos...
Até q liberaram, porém não completamente, então tive q arcar c/ uma parte das despesas. Mas o importante era iniciar logo e me ver livre disso tudo o quanto antes.
Antes de iniciar as seções, precisei fazer uma simulação onde foi feita uma máscara sob medida p/ mim (máscara ilustrada na foto acima), q serve p/ minha imobilização durante a seção e marcação da área a ser irradiada. Também foram feitas algumas marquinhas c/ tinta em meu tórax p/ q ao colocar a máscara eu fique exatamente na msm posição em todas as seções.
Iniciei, finalmente, as seções (serão 17 ao todo) q serão diárias (exceto sábados e domingos). Durante as seções ñ sinto absolutamente nd, tb nem daria tempo, já q a seção dura, em média, cerca de 6 a 7 minutinhos. A demora é o meu deslocamento de onde estou até o hospital q leva cerca de uma hora e meia.
A radiação emitida ñ atinge somente a área do tumor, pega também estruturas adjacentes como Pulmões, Coração, Esôfago, Medula espinal e Mamas. O radioterapeuta me explicou os riscos, dos quais o maior é o desenvolvimento de Câncer de Mama futuramente e q, por isso, preciso fazer mamografias mais frequentemente. Tb disse q sentiria dor à deglutição, pois entre todos os órgãos q sofreriam coma radiação, o esôfago é o mais sensível e de fato isso tem ocorrido. Sinto bastante dor, até msm ao engolir saliva, mas já estou tomando antiinflamatório e anti-ácido p/ amenizar (pq a dor ñ passará até q termine o tratamento). E caso a “coisa” ñ melhore precisarei tomar corticóides.
Corticóides NÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Estar aqui novamente, apesar de ainda ser à tratamento, tem um gostinho diferente. Desta vez me sinto muito bem, aliás, é como se nunca tive nd. Consigo andar sem me cansar o q me possibilitar aproveitar um pouco mais a cidade. O clima está mais agradável o q possibilita a usar roupas mais leves. Não preciso mais ter a aquela “paranóia” por limpeza nem aquele medo de chegar perto das pessoas, pois a minha imunidade está ótima. Enfim posso desfrutar melhor dos prazeres da vida, pois agora NÃO VIVO MAIS À SOMBRA DE UM CÂNCER!!!
Obrigada meu Deus!!!!




Happy with you!

Um comentário:

Thiago Andrade disse...

Adorei seu Blog, me ajudou muito. E como vc resolvi contar um pouco da minha experiência como vc entra lá. abraço. http://vencendoolinfomadehodgkin.blogspot.com/